Responsável pela urbanização, desenvolvimento e ampliação de bairros, os loteamentos requerem mais atenção e cumprimento de exigências do que a maior parte dos empreendimentos. Construção Mercado acompanhou as trilhas desse processo e traz um passo-a-passo de como constituir um desses conjuntos de glebas urbanizadas.
Terrenos
Para a empresa interessada em investir em loteamentos, o cuidado começa na escolha do terreno, cuja localização deve ser selecionada de acordo com o público que se pretende atingir - classes baixa, média ou alta. Nesta definição, levar em consideração a tendência de crescimento sociodemográfico da região é procedimento prudente. Esses dados podem ser conseguidos por meio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da prefeitura local.
""Os lotes mais comuns são os populares, porque o lote popular tem restrições menores, ao contrário dos imóveis para as classes A, B: ninguém irá se arriscar a fazer um loteamento de alto padrão em uma região com vocação claramente popular porque o risco dela não cair no gosto do público-alvo é muito maior".
Mão na massa
Com toda a documentação em ordem, a pinheiro desenvolve todo projeto que for necessário para a aprovação do loteamento
No caso de loteamentos populares, a construção das áreas privadas pode ser feita por meio de mutirões ou autoconstrução - mecanismo que deve estar previsto no projeto aprovado pela prefeitura.
PRIMEIRA FASE:
CERTIDÃO DE USO DO SOLO
‐ REQUERIMENTO
‐ REGISTRO
‐ CADASTRO IMOBILIÁRIO
‐ PLANTA DE LOCALIZAÇÃO
SEGUNDA FASE:
CERTIDÃO DE DIRETRIZES
‐ REQUERIMENTO
‐ CERTIDÃO DE USO DO SOLO
‐ CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO
‐ CERTIDÃO DE FILIAÇÃO VINTERNÁRIA
‐ PLANTA DE ANTEPROJETO
TERCEIRA FASE:
LOTEAMENTO
‐ REQUERIMENTO
‐ CERTIDÕES:
VINTENÁRIA, USO DO SOLO, DIRETRIZES E NEGATIVA DE DÉBITOS
‐ TERMOS DE COMPROMISSOS
‐ PROJETO URBANÍSTICO:
PLANTA DO LOTEAMENTO, PERFIS MEMORIAIS
‐ PROJETO DE DRENAGEM
‐ PROJETO DE ARBORIZAÇÃO
‐ PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO
‐ APROVAÇÕES:
GRAPROHAB
E AERONÁUTICA
‐ PROJETOS DE ÁGUA
E ESGOTO APROVADOS